Sobre

A revista NU surge no ano letivo de 2001-2002, integrada no programa de objetivos do NuDA/AAC (Núcleo de Estudantes de Arquitectura da Associação Académica de Coimbra), enquanto espaço coletivo de expressão promovendo a criação de conhecimento e a troca de saberes entre colegas de diferentes anos.

O primeiro número, Encruzilhadas, foi lançado em Abril de 2002, e a NU torna-se, aí, uma revista periódica de reflexão e debate sobre temas relacionados com a arquitectura, que se propõe, essencialmente, como um pretexto de discussão e como uma ferramenta de aprendizagem para quem faz e para quem lê. Tendo nascido em 2002, esta é a revista de estudantes de arquitectura há mais tempo em atividade no país, com um percurso marcado pela publicação contínua.

Desde então 46 números da NU foram lançados, assumindo a revista como uma publicação de teoria e crítica, focada em temas de interesse à produção arquitectónica mas também extra-disciplinar. Assim, aos artigos de crítica produzidos pelos estudantes acrescentam-se inúmeras colaborações de nomes nacionais e internacionais ao longo dos anos. Passada sucessivamente entre gerações, a revista manteve-se sempre como espaço de reflexão para os estudantes evoluindo e transformando-se de modo a adaptar-se às suas necessidades reais e tendo em conta as mudanças no panorama nacional e internacional da arquitectura.

A NU pauta-se assim, atualmente, pelo debate que o seu legado publicado tem vindo a gerar a várias escalas – de escola, cidade, nacional e internacional -, e pelo enriquecimento pedagógico que a sua discussão e produção representa sempre enquanto revista de estudantes de um departamento de arquitectura.

 

Direção
Cláudia Ribeiro

Edição gráfica
Carolina Ramos e Cláudia Ribeiro

Redacção
António Carvalho, Bárbara Silva, Carolina Ramos, Cláudia Ribeiro, Flávia Bellesia, Hugo Silva, Inês Saraiva e Sara Barros

(equipa editorial 2018/19)