Sobre

A revista NU surge no ano letivo de 2001-2002, integrada no programa de objetivos do NuDA/AAC (Núcleo de Estudantes de Arquitectura da Associação Académica de Coimbra), enquanto espaço coletivo de expressão promovendo a criação de conhecimento e a troca de saberes entre colegas de diferentes anos.

O primeiro número, Encruzilhadas, foi lançado em Maio de 2002, e a NU torna-se, aí, uma revista periódica de reflexão e debate sobre temas relacionados com a arquitectura, que se propõe, essencialmente, como um pretexto de discussão e como uma ferramenta de aprendizagem para quem faz e para quem lê. Tendo nascido em 2002, esta é a revista de estudantes de arquitectura há mais tempo em atividade no país, com um percurso marcado pela publicação contínua.

Desde então 43 números da NU foram lançados, assumindo a revista como uma publicação de teoria e crítica, focada em temas de interesse à produção arquitectónica mas também extra-disciplinar. Assim, aos artigos de crítica produzidos pelos estudantes acrescentam-se inúmeras colaborações de nomes nacionais e internacionais ao longo dos anos. Passada sucessivamente entre gerações, a revista manteve-se sempre como espaço de reflexão para os estudantes evoluindo e transformando-se de modo a adaptar-se às suas necessidades reais e tendo em conta as mudanças no panorama nacional e internacional da arquitectura.

A NU pauta-se assim, atualmente, pelo debate que o seu legado publicado tem vindo a gerar a várias escalas – de escola, cidade, nacional e internacional -, e pelo enriquecimento pedagógico que a sua discussão e produção representa sempre enquanto revista de estudantes de um departamento de arquitectura.

 

Director
Francisco Paixão

Editor gráfico
Hugo Silva

Redacção
Carolina Ramos, Cláudia Ribeiro, Diogo Simões, Francisco Paixão,
Hugo Silva, Inês Saraiva, Ivan Brito, Lara Reis, Paula Chaves

(equipa editorial 2017/18)